BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O tal do papai do céu...

Alice, muito curiosa, veio me pedir para explicar para ela o que era religião. Eu, logo eu, atéia até o último fio de cabelo, tive que me coçar para encontrar uma resposta que não influenciasse a escolha dela, porque acredito que ela deverá escolher, por conta própria, e com conhecimento de causa, a religião que quer seguir ou mesmo SE quer seguir alguma religião.
"Papai do céu, minha filha, é diferente para cada pessoa. Tem pessoas, por exemplo, que não acreditam que existe um único papai do céu. São pessoas como eu, que acreditam que cada pessoa é o seu próprio papai do céu, que o papai do céu é aquilo que sentimos no nosso coração, são os ateus. Já outras, como a sua prima, acreditam que papai do céu é um cara que não teve filhos, ainda... mas que um dia terá, esse são os judeus. Outras, como o seu pai, acreditam que o papai do céu teve um filho chamado Jesus, são os católicos. E, tem outras pessoas que acreditam no papai do céu de outros jeitos. Mas, o mais importante é que seja como for, precisamos todos aceitar que o papai do céu, para cada pessoa, é diferente, e, tudo bem, porque ninguém precisa acreditar nas mesmas coisas, né?"
Ela parou, pensativa, repetiu meia dúzia de palavras em voz baixa, para ela mesma. Depois me olhou e declarou:
"Então pronto, eu acredito que o papai do céu teve um filho, porque eu tenho um bonequinho do Jesus e acho que ele é de verdade."
"Então você é Católica, minha filha, como o teu pai..."
"Tá bom... então sou!"
E, toda contente, seguiu com suas atividades. Só torço para ela não me pedir para ensiná-la a rezar um terço!

Um comentário:

  1. Momento desespero total por aqui quando acontece isso...
    Insisto que Jesus é uma história tal e qual o Saci Pererê (sim, eu manipulo a decisão dela), mas como a família do pai é muito católica, a coisa sempre acaba complicando.
    E ela mesma já brinca dizendo: A mãe nem acredita em Jesus!
    E dá risada...

    ResponderExcluir