BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A pobreza

Sou daquele tipo de mãe que não gosta de filho alienado das realidades do mundo. Quando Alice olha para um mendigo na rua, logo explico que aquela pessoa é pobre e não tem onde morar e que isso é triste e difícil. Quando ela não quer comer por capricho (no melhor estilo "não gosto de chuchu porque não sei nem que gosto tem mas decidi que não gosto e pronto"), explico que existem criança no mundo que não têm nem isso pra comer e que é mito triste ela tratar comida assim. Algumas vezes por ano, fazemos uma limpa nos brinquedos e damos aqueles que ela não brinca mais, e deixo claro para ela que eles irão para crianças que não têm dinheiro para comprar brinquedos. As roupas que já não cabem nela também são dadas, por ela, diretamente, para a empregada da minha sogra, cuja a neta é pouco mais nova do que ela.
Enfim, gosto que minha filha saiba que ela tem sorte de ter uma casa, comida, escola, roupas e brinquedos. E gosto que ela entenda que é importante ajudar, como podemos, as pessoas que têm menos do que nós.
Com isso, a questão da pobreza nunca foi muito segredo aqui em casa. Mas, recentemente, ela ouviu uma conversa entre meu marido e eu, onde pensávamos nos preços dos imóveis da orla do Rio de Janeiro e sobre como tem gente com dinheiro saindo pela culatra. E dizíamos que, quando comparados a eles, éramos MUITO pobres. E, assim, surgiu a curiosidade da pequena.
"Vó, como é que é ser pobre?"
"Ser pobre é não ter dinheiro para comprar comida, para comprar tudo o que queremos..."
"Não, vó, não quero saber o que quer dizer, quero saber como É ser pobre!"
"Ahhh... sei lá, não dá pra comprar tudo que quer..."
Ela ficou pensativa... e a avó cutucou:
"Você é pobre ou é rica, Alice?"
"Não sou pobre..."
"Então é rica?"
"Ahhhh... só um pouquinho!"
E, fico contente que ela tenha entendido que não temos tudo o que queremos, mas temos bem mais do que precisamos!

Um comentário: