BlogBlogs.Com.Br

domingo, 9 de outubro de 2011

Sobre o fanatismo e a educação que se dá aos filhos

Pai presenteou filha de 15 anos com ingressos para todos os shows do Justin Bieber no Rio e São Paulo. Para completar ainda presenteou a menina com passagens de avião de São Paulo para o Rio, e hospedagem, por 2 noites, no Copacabana Palace, hotel milionário na praia de Copacabana onde o Justin Bieber estaria hospedado.
Na véspera do show, a menina não se fez de rogada. Na calada da noite, junto com uma amiga, pegou sua mochila, foi para a rodoviária, embarcou num ônibus para o Rio de Janeiro e, chegando aqui, foi fazer escândalo na porta do hotel do músico. O pai, logicamente, descobriu e mandou virem buscá-la, dando, como castigo, a proibição de ir aos shows.
Então, vamos lá, o que pensar disso tudo?
Bem, eu nunca fui fã amalucada de nada. Na minha adolescência eu gostava muito de várias bandas, como PIL, Paralamas, Legião, Smiths, e vários outros. Não obstante, dada a chance, eu jamais soltaria gritinhos, nem tampouco iria para porta de hotel ficar acampada para soltar gritinhos histéricos ao ver um famoso passar. Também não passava pela minha cabeça atordoar uma celebridade na rua. Para não dizer que sou perfeita, certa vez, andando pelas ruas de NYC dei de cara com o Iggy Pop. Fiquei na dúvida se era mesmo ele. Cheguei perto e perguntei: "Are you Iggy Pop?", e ele respondeu: "Yes", eu, sem mudar muito a expressão que eu tinha no rosto falei: "Cool, I like your music". Ele agradeceu e cada um foi pro seu lado. E esse foi o mais perto que cheguei de assediar uma pessoa famosa.
Talvez por isso eu nunca tenha entendido o que leva uma pessoa a encarar sol, calor, frio, chuva, perigo, incomodo, ou seja lá o que for, só para ver a ponta do fio de cabelo de um cantor. Talvez por isso me revolte um pai e uma mãe permitir que uma filha adolescente chegue a esse ponto de fanatismo. Ok, não dá para impedir uma filha de gostar MUITO de um músico, de achá-lo lindo e coisa e tal... mas dá para proibí-la de ir acampar em porta de hotel, de fazer escândalo e soltar gritinhos histéricos. Ou, pelo menos, dá para não encorajar.
Então, voltando a esse pai do início da história, veja bem... a filha errou, fato! Mereceu o castigo, lógico! Mas, foi ele quem permitiu chegar a esse ponto... um pai que compra ingressos para 4 shows, hospeda a filha no hotel do músico, paga passagem de avião, não mede conseqüências, nem o custo de uma coisa dessas, não está ensinando nada para a filha, a não ser que ela, por ser filha de rico, pode ter e fazer o que quiser. Não me importa se, para ele, o custo disso é irrisório, o valor das coisas são aprendidos desde a primeira infância. É o limite do ter, do poder, do dever. Dar tudo, porque pode pagar, é ensinar que tudo pode, porque é rico.
Então, sim, a menina errou, mas errou por culpa desse pai que ensinou a ela que tudo pode!
E é nesse tipo de caso que eu penso quando eu, conscientemente, digo NÃO para a minha filha. Quando eu não dou aquele brinquedo que é caro demais ou quando não a matriculo em todas as aulas de pinturinha, culinária, estripulias, etc, etc, etc, que ela pede. É nisso tudo e um pouco mais que eu penso quando eu digo para a minha filha, que ainda nem bem sabe o que é o dinheiro, que "isso não dá, filha, é muito caro!"
Talvez eu esteja errada, mas pelo menos eu terei o direito de dar uma bronca bem dada quando ela achar que tudo pode e sair fazendo sem medir conseqüências...

3 comentários:

  1. concordo em gênero, número e grau com vc. mesmo.
    muito bem escrito.

    bjbjbj

    http://maeporacaso.spaceblog.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Concordo. So nao entendi por quê, se ela tinha ingresos, passagens e hospedagem, se mandou para a rodoviaria para vior de ônibus.
    Confesso que fiquei horrorizada com o numero de meninas hospedadas no Copa, via-se pelo menos umas 20 que ccorriam para tudo quanto é lado. Depois de sofrer durante 4 dias com a gritaria ininterupta la embaixo, acabei ficando com pena do garoto. Entendo bem como esse tipo de superstardom pode enlouquecer uma pessoa.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Patrícia -
    a resposta é simples: porque ela tudo tem e tudo pode, e tem que ser tudo aqui e agora... nunca aprendeu a esperar pela recompensa, nunca aprendeu a dar valor ao que se ganha.
    Curiosament, quando o jornalista perguntou a ela se ela se arrependia, ela respondeu que o pai tinha sido injusto e que ela faria tudo de novo... não aprendeu nada com nada...
    E, não me surpreenderia se o pai tivesse cedido e deixado ela ir ao show...

    ResponderExcluir