BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 3 de maio de 2011

Grande ou Pequeno - uma pequena reflexão sobre o brincar


"Mãe, vamo bincá de maior e menor?" Ela exclamou excitadamente do seu cadeirão enquanto eu dirigia.
Pedi a ela que me explicasse como era a brincadeira e ela logo tratou de me mostrar que era um jogo de comparações de tamanhos (provavelmente algo que está aprendendo na escola). Disse logo que ela seria a "pimeia" e mostrou os dedos da mão: "ó, o dedão, é maior ou menor?"
Respondi adequadamente e ela indicou que era minha vez.
"O papai é maior ou menor do que a Alice?" perguntei, entrando na onda da brincadeira.
"Não, mãe, a Alice é pequena!" retrucou.
"Então, ela é pequena e o papai?" insisti.
"Ele é gandi."
"Então, se ele é grande e a Alice é pequena, o papai é menor ou maior do que a Alice?"
Ela fechou a cara, olhou para baixo e reclamou:
"Não gostei da tua bincadeia!"
"Ué, filha, a brincadeira é tua... eu só estou seguindo o que você falou para eu fazer... porque a cara feia?" perguntei, confusíssima.
"É que você fez ficá difícil. Falou um monte de coisa. A minha bincadeia é só com o dedo da mão!"
Ela tinha toda a razão, eu tinha acabado de transformar a brincadeira dela em um complexo jogo de aprendizado. Tem horas que uma brincadeira é só isso mesmo, uma brincadeira!
"Filha, desculpa a mamãe, tá? Então, me diz, o dedão, é maior ou é menor?"

Um comentário: