BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A natação

Quando Alice era bem pequena, com cerca de 8 meses, eu a coloquei na natação. Na época eu morava ao lado de uma super academia e nos inscrevi na aula baby de lá. A aula era cheia de pedagogias, técnicas e tal. Era um tal de musiquinha do elefante que pula para cá, e para lá. Um tal de pega brinquedinho que flutua aqui e lá. Para aquela idade era perfeito. Ela adorava. Mas ela foi ficando mais velha e quando estava com cerca de 1 ano e meio ela curtia mais a bagunça do que a aula em si e acabava não fazendo nenhuma das atividades. Além disso entrou o inverno e a época das viroses mil. Juntando isso com um ambiente fechado, com ar condicionado e piscina aquecida, a criança virou um poço de catarro que não tinha mucolítico que resolvesse. Tratei de tirar a pequena da academia e ela melhorou sensivelmente.
Mas o tempo passou e chegou o momento que aprender a nadar se tornou imperativo. Eu sou da tese de que ninguém pode passar a infância sem saber nadar. Aprender a nadar é, além de uma questão de segurança, uma daquelas coisas que quem não sabe fazer acaba se frustrando. Eu mesma levei muito tempo a tomar coragem e tirar as boias... fui tirá-las depois dos 6 anos, e morria de vergonha de não saber nadar.
Procurei academias perto de casa com natação infantil e não encontrei nada que me agradasse. As academias que encontrei eram longe, em lugares onde estacionar é impossível e os preços eram surrealmente altos e todas tinham o famoso problema da piscina aquecida em ambiente fechado e com ar condicionado. Foi assim que acabamos na aula de natação da AABB: preço, estacionamento, e .
No primeiro momento levei um susto. A aula era aula mesmo. Não rolava musiquinha, nem brincadeirinhas, nem patatis-patatas. Alice foi colocada na piscina funda, de bóia e instruída a nadar e bater a perninha com força. E lá foi ela.
Achei que ela fosse detestar... mas, para a minha surpresa, adorou! A impressão que tenho é que ela curte não ser tratada como bebê e sim como as crianças das turmas mais avançadas. Sempre sai de lá se sentindo "gande" e toda orgulhosa porque sua melhor amiga na natação tem 3 anos a mais do que ela.
A evolução dela foi rápida. Ela que tinha medo de água em dezembro, depois de uma semana de aula já mergulhava na piscina feliz da vida. Atualmente está aprendendo a fazer o nado crawl... o que me rende boas gargalhadas já que aprende na teoria, fora da água para, depois, tentar na prática dentro da água. O resultado é uma mini pessoa flutuante, com enormes bóias, nadando 25m de uma raia tentando lembrar que "um bacinho vai, passa pela peninha i ispeia o outo chegá, depois o outo vai, passa pela peninha i ispeia o outo chegá..."
Prometi a mim mesma que vou filmar a cena, na teoria e na prática, prometo a vocês que assim que eu conseguir, postarei por aqui...

3 comentários:

  1. Que delícia! Amo natação e sou adepta, assim como incentivo e levo a Heloísa desde os 4 meses... Além do que, ela precisa mesmo de muitos estímulos motores. Ainda participo das aulas com ela e é tudo muito lúdico pois são apenas bebês; mas não vejo a hora de vê-la independente como tua pequena, feliz da vida pelas vitórias que conquistam com um esticar de braços e pernas. Natação é tudo bom! Beijos com carinho e um lindo fim de semana pra vocês; Cleide e Heloísa.

    http://closetdahelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. concordo com vc e passei por este mesmo trajeto de bota, virosa, tira, bota, otite, tira... hoje a minha alice está fazendo aulas numa ótima academia. é incrível como se desenvolve rápido: em menos de duas semanas já estava na piscina sem bóias. considero nadar fundamental!
    beijoca

    ResponderExcluir
  3. Que amor! Fiquei louca d vontade de ver o vídeo!

    ResponderExcluir