BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A sopa verde

Alice AMA sopa. Desde pequena ela curte comer um sopão caprichado cheio de legumes, carne, frango, ou como ele for. Especialmente se vier coberto de queijinho ralado! Traça um prato fundo bem cheio e ainda pede bis.
Recentemente anda ligada na cor das comidas. Então, agora, o frango ela come porque é da cor da pele dela e faz a pele ficar macia, o feijão ela come porque faz o pretinho dos olhos ficarem brilhantes, o arroz porque faz o branco dos olhos e os dentes ficarem ainda mais branquinhos, e assim vai... Com isso, come de tudo!
Foi então que cheguei com a sopa dela, que normalmente tem aquele tom de burro quando foge bem tradicional das sopas infantis, mas que, dessa vez, tinha levado brócolis, portanto tinha ganho um tom esverdeado. Ela olha a sopa intrigada e declara: "Mas, mãe, essa sopa tá vede!"
Eu explico que sim, porque ela tem arvorezinha que ela adora e a arvorezinha é verde, por isso a sopinha é verdinha.
"Mas, mãeeeeeee, é muito vede!!!! Ela é tãooooo vede, ela é tãoooo feia e vede!" ela exclamou, num tom que estava entre a revolta e o nojo.
Eu explico a ela que a sopa está uma delícia, tomo uma colherada (e realmente estava deliciosa) e provo para ela que é boa. Ela começa a chorar, inconsolável, dizendo que "essa sopa é muito feia, ela é vede, eu gosto da sopa nomal, a sopa rosa, a que é pink, da minha cor favoita!"
Eu, que sou daquelas mães que não substitui comida e que, quando a criança faz birra, prefere deixar a criança sem comer do que ceder ao escândalo, olhei para ela e disse que se ela quisesse comer, ótimo, caso contrário, iria ficar com fome mesmo, porque essa era a sopa que tinha e que ela iria comer.
Me levantei e levei a sopa para a cozinha. Voltei para a sala de mãos vazias e sentei, calada.
"Mãe, mas ela é vede e eu não gosto de sopa vede!" insistiu Alice.
"Tudo bem, então, amanhã, quando tiver a outra sopa você come, hoje fica sem, né?" expliquei.
Alice pensou, pensou, pensou. Limpou os olhos, deu uma última fungada e declarou: "Tá bom, eu como a sopa vede..."
E comeu, inteirinha, lambendo os beiços.

Um comentário:

  1. Estou grávida e achei seu blog procurando por uma resposta para a minha dúvida de ser uma mãe que trabalha em casa ou trabalha fora. Seu post de 2009 me fez tão feliz! Aí continuei a ler e vi que tenho muitos pensamentos em comum para a minha bebezinha que está a caminho. Também acho e fui criada na filosofia "come o que tem na mesa". Vou virar leitora! ;)
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir