BlogBlogs.Com.Br

domingo, 12 de setembro de 2010

Uma Chapeuzinho Vermelho nada tradicional

Vocês lembram da história da Chapeuzinho Vermelho? Aquela do Lobo Mau que gosta de comer menininhas e vovozinhas? Pois é, se você achava ruim ter que contar para a sua filha que o lobo mau enganava a pobre menininha, corria na frente, devorava a vovozinha, depois mandava ver de carpaccio de chapeuzinho vermelho e acabava destrinchado por um caçador, prepare-se para esta versão.
Por singelos R$9,90, em lojas como a Casa & Vídeo e Americanas, você pode comprar e se deliciar com a mais bizarra versão dessa tradicional historinha que eu já vi!
Tudo começa com Chapéuzinho Vermelho se apresentando. Seu nome é Ana Cristina, sim, Ana Cristina. Mas, se você tentar chamá-la assim, ela não responderá, pois só atende pela alcunha de Chapeuzinho Vermelho.
Depois de brincar com o seu gatinho, sua doce mãezinha avisa a ela que tem uma notícia que a deixará muito triste: sua querida vovózinha está muito doente. Chapeuzinho de esgoela de tristeza. Mas é tranquilizada pela mamãezinha que diz a ela que tudo ficará bem se ela levar uns docinhos para a vovozinha. Mas, Ana Cristina, digo, Chapeuzinho, tem medo da floresta, porque acredita que lá encontrará um leão selvagem ou um monstro terrível. Mamãezinha a tranquiliza e avisa que o único perigo é mesmo o lobo que ronda o pedaço. E chapeuzinho se põe a caminho.
"Pela estrada afora, eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovozinha..."
Epa, o que é isso? Chapeuzinho é interceptada por uma estranha borboleta que nada mais é do que o lobo disfarçado. Curiosamente, o lobo, ao vestir-se de borboleta (que mais parece uma abelha), consegue também voar!
Chapeuzinho e o lobo conversam longamente e, finalmente, o lobo consegue (não lembro bem como) fazer com que a Chapeuzinho demore mais do que ele para chegar na casa da vovozinha.
Lá, ele entra e devora a vovozinha de uma só bocada. Veste-se com as roupas da boa velhinha e deita-se na cama.
Pouco depois chega a netinha, contente e feliz, cantarolando até a porta. Quando entra, ao ver aquele lobo fantasiado de vovozinha (esse lobo é ardiloso, consegue enganar direitinho!), o questiona sobre seus grandes olhos, se queixa do fedor que a vovozinha exala e sugere um bom banho. Explica que a vovozinha está muito parecida com uma borboletinha muito feia que encontrou pelo caminho. Mas não se dá conta que é ele mesmo, o terrível lobo, que a devora de uma só bocada também.
Empapuçado de tanto comer, o lobo acaba caindo no sono. E aí começa a melhor parte da diversão!
Chapeuzinho encontra-se com a vovozinha dentro da barriga do lobo e fica muito contente de estar com ela. Mas, precisam arquitetar um bom plano para sair dali logo.
"Estou ouvindo alguma coisa!" diz a vovozinha.
"Puxa, vovó, você até escuta bem direitinho para alguém da sua idade" responde, bizarramente, a netinha amada.
E, vovó estava certa, era um caçador que passava pelo caminho. Elas gritam bem alto, e ele, curiosamente, escuta e começa a travar uma longa conversa com elas sobre como seria a melhor forma de tirá-las de dentro da barriga do lobo.
O caçador sugere usar uma tesoura bem pontuda e afiada para abrir a barriga do bichano e resgatá-las. Mas vovozinha é politicamente correta e não acha que devam fazer nada que possa matar o lobo. Além do que, diz ela, a tesoura poderia ferir ambas, já que está tão apertado dentro da barriga desse lobo. Ele então sugere que ele coloque fogo no lobo, assim, a pele se queimará toda e elas poderão sair. Vovó, novamente tomada por uma consciência ecológica ímpar, diz que não. O fogo, além de queimá-las, faria mal ao lobo! Afinal, ele só precisa é de uma boa lição!
O caçador pede um tempo para pensar na melhor solução, diz que precisa espairecer, que vai dar uma volta e assim que tiver uma idéia, voltará para salvá-las. Vovozinha diz que vá, mas que volte rápido, pois logo o lobo entrará em processo digestivo e o ácido gástrico vai acabar derretendo as duas vítimas dentro daquela barriga.
A essa altura, vovó pergunta a chapeuzinho se ela tem alguma idéia para iluminar o ambiente, pois é mais fácil pensar com luz. Chapeuzinho pensa, pensa e tem uma idéia. Lembra-se da bola de cristal mágica que ganhou da vovozinha e que sempre carrega consigo. Assim, iluminadas pela bola de cristal mágica, elas conseguem ver onde estão. Chapeuzinho assusta-se com as costelas do lobo. Vovó fala meia dúzia de coisas que não fazem o menor sentido.
O take agora é do lado de fora da barriga do lobo. O lobo, dormindo, começa a expirar uma fumaça estranha pela boca e pelo nariz. "O que será isso?" pergunta o locutor. "Sim, é a fumaça causada pela bola de cristal mágica de chapeuzinho!"
O lobo começa a convulsionar. São convulsões suaves, pelo menos. Mas há tosse também. Depois de um bom tempo de convulsão, o lobo começa a ver flores enormes girando e se pergunta se está na história da Alice no País das Maravilhas. Do nada ele vê um gato preto, ou será um urubu amarelo! O lobo está confuso, nada faz sentido (pelo menos nisso eu e o lobo concordamos)! Não, não é nem um gato, nem um urubu! É a vovozinha rodando no ar, como uma bala de canhão muito lenta. E, o que é aquilo ao lado dela? Sim, é a Chapeuzinho que também roda no ar lentamente. O lobo as tossiu para fora!!!!
O lobo finalmente para de ver coisas e começa a caçar seus alimentos favoritos novamente. Mas, espertas e com a ajuda do caçador, vovozinha e chapeuzinho colocaram pedras fantasiadas com suas roupas (pausa para o comentário da Alice: "Mãe, elas estão cobertas de sujeira!"). O Lobo, guloso e apressado, as devora de uma só bocada e tem uma baita de uma indigestão.
E assim, o lobo aprendeu que nunca mais podia comer pessoas e Chapeuzinho e sua querida vovozinha viveram felizes para sempre!

Eu não sei quem foi que deu esse DVD para a Alice, e tenho certeza de que teve excelentes intenções. Mas, infelizmente, não sei se foi o ácido que os criadores do desenho tomaram, ou as pedras fantasiadas de vovozinha, ou o urubu amarelo, mas alguma coisa destruiu o disco de forma irreparável. Alice, conformou-se, e aceitou assistir desenhos menos surtados. E eu, a partir de agora, sempre assistirei todo e qualquer vídeo que a minha filha receba de presente, mesmo aqueles que tiverem a aparência mais inofensiva do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário