BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lista de enxoval dos pequenos

Recentemente, uma amiga grávida me perguntou quais itens de enxoval eu não poderia viver sem e quais me decepcionaram. Percebi que cada pessoa tem suas preferências e dissabores, mas achei que poderia dividir com vocês a minha experiência...

15 coisas mais úteis:
1) Carrinho Techno XT Maclaren... é leve, pequeno, bom de manobra e serve do dia que nasce até o dia que a criança não quer ver mais um carrinho pela frente!
2) Bodies - muitos e muitos e muitos... é a coisa mais prática para vestir num bebê pequeno! Alice usa até hoje!
3) Fraldinhas de pano (tamanho grande mesmo) - servem para aparar peito vazando leite, para cobrir o lugar onde vai deitar o recem nascido, para limpar pequenas cagadas neo natais (cocos, regurtitadas, etc) e grandes cagadas até a criança ficar mais velhinha (hoje são usadas para limpar cara lambuzada de chocolate e o diabo!) - sendo que são pequenas e leves para transportar
4) Bepantol - de longe o melhor creme de assadura que já usei!
5) Sutien de amamentação - São feios, cortam todo o possível tesão de marido, MAS são MUITO MUITO práticos!
6) Vídeos da Xuxa - JURO! Eu odiava a Xuxa, mas, hoje a tenho como a melhor amiga da mamãe de bebê pequeno! A Alice, com uns 3 meses, quando eu tinha que fazer mil coisas na cozinha, não ficava quieta por nada nesse mundo... era colocar o XSPB I no DVD que ela ficava toda sorridente!
7) Berço portátil - carrega para a sala, para o quarto da mãe, para a casa da avó, para a viagem, para onde quiser... não viveria sem! No início serve como berço mesmo... mais adiante como cercadinho! Usei o meu até ele praticamente acabar!
8) Tesourinha de unha baby da Mundial - ganhei uma toda sofisticada, com lente de aumento e tudo, ODIEI... só fui conseguir me acertar com a unha da Alice depois que comprei essa da mundial! Uso até hoje!
9) Luz noturna - sabe aquelas paradinhas de iluminar o corredor no meio da noite, que você liga direto na tomada? Pois é... FUNDAMENTAL... No meio da madruga, para trocar fralda, limpar bunda, trocar lado de peito... nossa, no breu não dá... e se acender uma luz forte, você entra pelo cano!
10)Gradinha de segurança para cama auxiliar - MUITO antes da Alice passar para a cama eu já usava. Eu coloquei na cama auxiliar e dormi muitas noites amamentando ela deitada na cama... morria de medo de esmagar ela e acabava sempre toda tensa me equilibrando na beiradinha de fora da cama. Aí coloquei a gradinha de proteção... eu me apoiava nela e dormia relaxada sabendo que eu não cairia! Além disso, quando ela, ainda bem pequena, capotava ali nas sonecas da tarde, eu podia sair do quarto um minuto sem medo dela aprender a rolar naquele minuto e despencar da cama (o que acabou acontecendo NA MINHA CAMA!)
11) Termômetro temporal - eu comprei da marca Exergen, é maravilhoso. Você encosta na têmpora e tem a temperatura. O de ouvido é difícil pra cacete de usar e perigoso.
E o de axila é fácil de usar enquanto o bebê é pequeno e não sabe se debater!rs
12) Nebulizador - tem que ser um daqueles de ar frio. Compre logo porque um dia você vai precisar e não vai ser nada legal mandar o teu marido de farmácia em farmácia tentando encontrar um que não custe uma fortuna no meio da madrugada quando você precisar!
13) Umidificador de ambiente - Em lugares de clima seco, você vai precisar de um desses!
14) Aquecedor de ambiente - No Rio nem precisei, nem tenho... mas meu irmão comprou e foi fundamental! Nada pior do que trocar seu pobre bebê no frio...
15) Saquinhos de dormir (daqueles que a parte de cima é tipo macacão e a parte de baixo é um saquinho de dormir mesmo) - são ótimos porque dificilmente você consegue manter um bebê coberto. A Alice, desde a segunda semana, se desenrolava!

Top 15 dissabores:
1) Cadeira de amamentação - a minha era uma porcaria, tinha os braços e o encosto baixo e eu acabava capotada sentada na posição mais bizarra do mundo amamentando... Tentei um modelo daqueles que são próprios para amamentação. Também ODIEI... dormir sentada não é comodo, nem na cadeira mais ergonômica do mundo! Sempre preferi amamentar deitada, reclinada num monte de travesseiros bem macios e pernas BEM esticadas e relaxadas (só atentem ao fato de que não pode amamentar na horizontal total não, tá? Isso dá dor de ouvido no bebê! Tem que inclinar o bebê um tiquinho! Especialmente se ele estiver gripadinho!)
2) Trocador - nunca usei! Sempre troquei a Alice na caminha auxiliar. O trocador era sem jeito, eu não podia descuidar nem um única segundo porque tinha pânico dela cair dali (veja bem, cair da altura de uma cama e cair de um trocador é BEM diferente... cair da cama é ruim, mas dificilmente a queda é muito grave!)
3) Modess de peito - aquelas rodelas de botar no sutien me assaram de uma forma bizarra. Abafam o peito, causam assaduras, fomentam fungos no bico do peito!
4) Conchas de amamentação - sabe aquele peito de roupa de Madonna? Pois é... machucavam, estimulavam a produção loucamente (eu já era uma vaca!!!), aí enchiam em meio minuto e eu sempre esquecia que estavam cheios, me debruçava para pegar alguma coisa e levava um BANHO de leite!
5) Móbile de dar corda - Se for comprar, e eu recomendo, compre um de pilha ou elétrico! Você liga e deixa o bebê lá, olhando e sendo hipnotizado por aquele troço girando... uma beleza... o de corda vai te obrigar a levantar a cada 5 minutos para dar corda nele! E, se você pretende revendê-lo (que também recomendo!), tire do berço assim que a pequena aprender a ficar em pé no berço, porque ela VAI puxar e arrancar!
6) Lenço umedecido - é ótimo para limpar lambanças, mas terrível para limpar bunda... número 1 na lista dos causadores de assaduras! Limpe com um algodão molhado mesmo! E, quando possível, enfia a bunda da criatura direto debaixo da bica da pia!
7) Chupeta - eu bem tentei... Alice nunca pegou! Mas se o seu bebê é agitado como a minha não vejo mal em tentar... nada é mais pacificador do que essa talzinha! (E que me perdoem as pessoas que são radicalmente contra a chupeta!)
8) Sugador de meleca - aquele troço é difícil de usar, perigoso, irrita as mucosas e acaba piorando a congestão nasal! Além disso, eu sempre tive um medo incontrolável de, acidentalmente, sugar parte do cérebro do bebê pelo nariz por exercer uma pressão negativa exagerada! Tá... total loucura neurótica, mas, fazer o que, né?
9) Livros de puericultura - comprei todos, li todos, não tirei nada deles! Foram ótimos para usar no pé do berço quando precisei inclinar o colchão! Alice não Nanou Nenem, não encontrou nenhuma solução para noites sem choro, nem tampouco foi hipnotizada pela baby whisperer! Só o tempo e meus erros e acertos resolveram minhas questões maternais! (mentira... até tirei alguma coisa deles, mas, sinceramente, teria tirado as mesmas coisas de sites e fóruns, e de graça!)
10) Tampa de banheira - a da Alice tinha e eu me embananava toda com aquela porcaria... até porque meu banheiro era pequeno e eu tinha que desmontar a base a cada final de banho... melhor sem tampo mesmo!
11) Lansinoh - usei na primeira semana. Não gostava da melequeira... aí descobri que se, ao terminar de dar o peito, eu tirasse um tico de leite, passasse no bico do peito e deixasse o peito secando sem cobrir, eu ficava bem melhor do que toda melecada. Ganhei 2 tubos de Lansinoh, não usei nem 1/5 de um... MAS, se você gostar, tem a opção mais barata que é mandar manipular, numa farmácia de manipulação ou até numa homeopática, Lanolina pura. É rigorosamente a mesma coisa e vai te custar BEM menos!
12) Funchicórea - tem gente que diz que realmente ajuda, MAS, não é de todo sem riscos... tem que usar com parcimônia porque tem sacarina, sabe, ADOÇANTE ARTIFICIAL! Aquele que foi banido de refrigerante!!! Eu, pra ser bem sincera, até tentei usar, num momento de total desespero, mas, a Alice, sabiamente, não quis nem saber!
13) Sapatinhos - lindos, maravilhosos, mas só serviram para a Alice comer!
14) Fitinhas de cabelo com velcro - não colam! Não ficam no cabelo nem com reza forte! Eu colava mesmo é com fita dupla face, porque a Alice não tinha cabelo... mas bebês com cabelo podem bem usar presilinhas de bebê normais, se velcro, porque velcro não fica MESMO!
15) Jóias - Alice ganhou uma penca. Tá tudo lindo e guardado no armário, numa caixinha. Além de eu morrer de medo dela arrancar e comer ou se estrangular com um colarzinho ou uma pulseirinha, eu só ficava pensando que se eu, burra velha, cansei de perder jóia na rua, imagina ela? Deixei lá para ela usar e abusar quando tiver mais idade.

Mas digo e repito, isso é MINHA opinião, pessoal e intransferível (quer dizer, até pode transferir, mas só se quiser, né?). Não quero dizer aqui que esses são os melhores e piores produtos para todo mundo não... esse é o tipo de coisa que vai de pessoa para pessoa...
Alguém aí se habilita a dividir suas listas top 10?

2 comentários:

  1. Olha, vou discordar só nas conchas, pois foram elas que me salvaram. Tive fissuras e aqueles absorventes eram a pior coisa do mundo, e as conchas deixavam o peito respirar pelo menos(pq não dá pra fiar andando o dia inteiro sem sutiã né?)
    Pequei no mobile, o meu era de dar corda, e sim, era um saco!
    E sobre as jóias, é impressionante como eles não perdem e/ou arrancam. Não gosto de correntinhas e anéis antes dos três anos, mas a Gabi usa pulseira desde Rn e nunca sequer notou sua presença!
    Adorei o post(e a resposta no guia pratico no post sobre nomes)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito engraçado o post, dá pra ver que enxoval é pessoal e intransferível MESMO, rsss!
    1- Eu nunca me entendi com o berço portátil, acho que só servia pra entulhar minha sala;
    2- A cadeira de amamentação era meu habitat natural, e até hoje a uso. Não só a cadeira como a almofada, que hoje apóia meu notebook;
    3- Trocador: está aqui até hoje!
    4- Conchas de amamentação- TUDO na minha vida, não vivia sem! O absorvente de seios também era fundamental nas saídas;
    5- Lenço umedecido: minha companhia em todas as saídas;
    6- Nana nenê: minha bíblia para problemas de sono após um aninho.
    Mas concordo em gênero, número e grau com outras dicas. Bepantol aqui em casa serve para proteger o bumbum e todo o resto durante a seca de Brasília. E era TUDO pra passar nos seios entre as mamadas.
    Adorei o tópico!
    Má.

    ResponderExcluir