BlogBlogs.Com.Br

domingo, 25 de abril de 2010

A Vacina e a Mentira

Fui vacinar a Alice. Já saindo de casa eu falei para ela que iríamos tomar vacina, todos nós juntos para evitar que ficássemos doentes. Ela aceitou como se nada fosse.
Quando chegamos no posto ela ficou apreensiva com o som do choro das outras crianças. Eu tentei tranquilizá-la dizendo que era só uma mordidinha de formiguinha, mas que depois passava. Ela continuou apreensiva, mas não reagiu de forma negativa. Uma menininha atrás de nós chorava no colo da mãe que, para tranquilizá-la, disse que não doeria nada, e, de quebra, completou: "olha só, ninguém da fila está chorando!"
A Alice olhou para a mulher com uma cara desconfiada e me olhou de soslaio. Depois falou, muito séria, que não queria vacina nenhuma. Expliquei novamente que, infelizmente, não tínhamos opção. Que ia doer só um pouco, rapidinho, depois passaria e ficaríamos protegidos de um "dodói" ruim. Mas ela não estava convencida.
Entramos na área de vacinação. Alice se agarrou no meu pescoço. A mulher com sua filha entrou também. Lá dentro um número de crianças chorando. A mulher volta a dizer para a filha que não ia doer e que as crianças estavam chorando porque estavam assustadas.
Nesse ponto eu já estava irritadíssima com a dita cuja e quase pedindo ao enfermeiro que, por favor, tirasse aquela sujeita de perto da minha filha.
Gente... como assim, não vai doer???? Todo mundo sabe que vacina dói sim... dói pra caramba. Como é que alguém fica dizendo para a filha que não vai doer? É para ensinar a filha que não pode confiar nela?
Chegou a hora da vacina. A Alice chorou, lógico! Eu abracei ela e falei baixinho: "Eu sei, filha, dói, mas vai passar, eu prometo que vai passar!" Ela ainda chorou um pouco, mas um choro contido, afogado no meu ombro, em tom de "doeu, mas vai passar".
A guria abriu um berreiro sem nome. A mãe repetiu as minhas palavras para a filha. A guria pareceu ignorar a mãe e os berros não cessavam, lógico. Se a mãe mentiu dizendo que não ia doer, ela deveria estar com a certeza de que agora mentia também, não iria passar nunca!
E eu tive a certeza de que fiz a coisa certa ao confirmar para a minha filha que iria doer sim, e não tentar, falsamente, confortá-la com mentiras...

Um comentário:

  1. Ai, Mari, detesto mentiras, principalmente essas contadas às crianças!
    Claro que temos que dizer que vai doer, eu faço exatamente como você. Assim além delas aceitarem melhor a vacina, ainda sabem que podem contar e confiar em nós, mães.
    Mas tem gente que infelizmente é totalmente non sense na criação dos filhos...

    ResponderExcluir