BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 6 de abril de 2010

Educação financeira

Quase não assisto TV, mas sou completamente viciada em ouvir notícias pelo rádio. Se estou no carro- sem as meninas- é certo que estarei ouvindo a CBN ou a BandNews. Adoro os comentaristas, e pela CBN gosto de ouvir o Mauro Halfeld, que fala sobre dinheiro. Esses dias ele estava falando sobre a educação financeira das nossas crianças, e disse que quando o filho dele fez sete anos ele passou a dar uma semanada. Ai, meu deus, na verdade agora não lembro se era semanada ou mesada, e este é um ponto fundamental, não é? Bom, enfim, desculpem minha gafe, mas semanada ou mesada, o fato é que ele conta que o dinheiro do filho dele é dividido em três partes: Um terço vai para os gastos corriqueiros, as besteirinhas: o Halfeld júnior compra chiclete, bala, revistinhas e outras bobagens com este dinheiro; O segundo terço é guardado para contribuir na compra de coisas mais caras, que ele queira muito, como uma bicicleta ou um videogame. Ele não paga tudo sozinho, mas contribui com os pais na hora de efetuar estes gastos. A última parte é reservada para doações.
Achei muito interessante, em primeiro lugar, a idade escolhida. De fato me parece que aos sete anos a criança já tem uma boa noção do dinheiro, do que quer e da importância de guardar uma parte. Alguns teóricos dizem que entre sete e 11 anos a criança aprende a se educar em relação à grana, e que este primeiro contato é fundamental para todos os seguintes. Também gostei da participação na compra de coisas maiores: a criança pode contribuir com pouco, mas certamente sentirá orgulho por ter ajudado. Quanto à última parte, fico em dúvida... Acho que separar um dinheiro e apenas doá-lo para uma entidade, ou coisa assim, me parece uma certa demagogia, tipo "pronto, assunto encerrado, agora posso gastar sem culpa". Acho que vale mais usar este dinheiro para comprar algo para uma criança mais pobre que já seja conhecida, ou comprar roupas e ir pessoalmente levar em uma creche carente, por exemplo. Acho que assim, de fato, a criança não apenas contribui financeiramente, mas se envolve com quem precisa.
Muito bom para refletir!
Má.

4 comentários:

  1. Adorei, Má! Meu sobrinho tem o velho conhecido "cofrinho" e contribui na hora de comprar coisas mais caras. Acho bem legal!

    ResponderExcluir
  2. O João tem semanada! O prazo de um mês para administrar a grana é muito tempo e gera muita ansiedade para os pequenos. A nossa de tempo para essa idade é muito diferente, tudo é logo e imediato. Aqui em casa a semanada funciona bem! O João parou com a coisa do comprar por comprar, faz metas para viagem/video game e coisas mais caras e dá mais valor ao dinheiro. E tem amsi, ainda pexinxa...

    ResponderExcluir