BlogBlogs.Com.Br

sábado, 17 de abril de 2010

Comparações... com quem??

Eu sou uma pessoa calma na maior parte do tempo, mas se há algo que me incomoda e irrita profundamente são as comparações em geral.

No caso dos filhos, então, acho totalmente non sense e descabido alguém se aproximar de uma mãe para fazer comparações com seus próprios filhos, que por vezes já são até adultos (e vai saber se essas memórias não são até distorcidas, não?).

Quando alguém começa a frase: "na idade dela..." eu já abstraio o pensamento para não me irritar! Ou: "mas ela AINDA usa fralda?!". Mãe tem que ter paciência redobrada: para educar o filho e para aguentar as tentativas de intromissão alheia! O pior é que vejo sempre mães aflitas porque seus filhos não fazem isso ou aquilo como os outros da mesma faixa etária.

Gente, cada criança é única!! Cada uma tem experiências diferentes, vivencia de maneira diversa os acontecimentos, tem seu ritmo. Mesmo crianças da mesma família podem ser extremamente diferentes no desenvolvimento. Não dá para comparar, competir! Algumas vezes nossos pequenos são mais lentos em algumas áreas, mas podem ser ótimos em outras. Ou não!! -  como diria Caetano. Rsrs.

O importante é que eles tenham os estímulos adequados e que possamos deixá-los crescer, naturalmente, sem apressarmos ou seguramos o desenvolvimento deles. E que nossos filhos tenham a liberdade de serem eles mesmos, sem serem depósito das nossas expectativas.

Eu permito que a Giullia cresça à medida que ela pode e deseja, que ela aprenda o que está apta e não tenho pressa alguma! A minha única urgência é que ela seja ela mesma e seja uma criança feliz! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário