BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 10 de março de 2010

O tal do lobo mau

Sempre criei a Alice sem medos. Nunca omiti nada das histórias infantis, sempre deixei-a ver os filminhos da Disney inteiros, sem mascarar cenas que pudessem causar medo. Sempre fiquei perto para responder perguntas e acudir na hora de um eventual medinho. E ela sempre reagiu bem a isso. Adora ver filmes de animação, nunca pareceu se incomodar com nenhum personagem.
Quando ela indicava não gostar de um personagem, como a madrasta da Branca de Neve, eu deixava claro que era só um filminho e que a madrasta não poderia sair do filme, portanto ela não tinha porque ter medo. E tudo ia muito bem... Até o dia que assistiu a um filminho com uma amiguinha.
O filminho ela já tinha visto dezenas de vezes, mas a amiguinha reagiu com medo e fugiu do quarto nas horas em que a tal da bruxa apareceu. Alice pareceu não entender muito o motivo das fugas e não demonstrou reações a isso.
Mas, desde então, quando aparece algum personagem de "medo" em um desenho, ela declara que não quer mais ver aquela cena e pede para pular. Eu explico que não tem porque ter medo e que se pular, vai perder um pouco da história. Se ela insiste, e tem vezes que não insiste, eu pulo a cena.
E agora surgiu o tal do lobo mau. O mesmo que ela adorava dizer que estava chegando, o mesmo que ela ria a se acabar quando virava bolo, na linda história da Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque. Esse lobo, que até pouco tempo atrás virava um "bolo de lobo fofo", agora virou motivo de muito medo. E, pela primeira vez em sua vida, Alice acordou chorando inconsolavelmente por conta dele. Ainda que eu tenha explicado que o lobo mau mora dentro do livrinho e que quando o livro está fechado, ele não tem mais como sair dali, ainda que eu tenha explicado que não há como um lobo entrar em nossa casa, pois nossa cachorra é brava e o faria ir embora, ainda que ela tenha me confirmado que entendeu isso tudo, ela ainda tem medo do tal do lobo...
E agora é esperar o tempo passar e o lobo mau sair do imaginário do medo de novo... até lá eu já estou prevendo algumas corridas no meio da noite para abraçá-la apertado enquanto ela se convence de que, só por essa noite, é seguro dormir, pois o lobo não virá...

2 comentários:

  1. Com a Giullia sempre foi tranquilo também, mas ela tem medo da bruxa da Branca de Neve e também do lobo mau. Já acordou no meio da noite mandando o lobo embora, já correu achando que era o lobo batendo ao ouvir marteladas na parede do vizinho... Agora está mais light de novo. Aqui deu certo contar e recontar a história da Chapeuzinho Amarelo,ressaltando que ela ficou mais feliz quando percebeu que era só um medo bobo de alguém que não existia.
    Fiz tb a distinção: tem o lobo mau, que só tem nas histórias e os lobos, que moram lá no zoológico e na floresta.
    Isso tudo a tranquilizou. ;)

    ResponderExcluir
  2. Ká -
    acredita que eu cheguei a dizer para ela, depois de muitos argumentos fracassados, que o único lobo que tinha no Brasil era o Lobo Guará e que ele morava BEM longe do Rio!hahahaha
    Aí a guria desatou a dizer, para todo mundo, que o "Lobo guaiá come a chapeuzinho!"hahahah

    ResponderExcluir