BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Plágio?

Eu tenho certeza que minha filha, no auge dos seus quase 2 anos, não consegue ainda conceber o conceito de plágio... mas, certamente é esperta suficiente para sacar que levar o crédito por algumas coisas que não fez sozinha vale a pena.
E então, outro dia Alice começa a cantarolar uma música que eu não conhecia. "Vô voá. Sem Paiá. Paia Apendê!" Na primeira vez eu ri e apenas comentei que a música era linda. Na segunda vez que a música surgiu, achei divertido ela cantando assim, sem muito sentido. Mas a música voltava e voltava, sempre idêntica. No segundo dia eu perguntei onde ela havia escutado essa música e recebi a resposta: "Inventei!" Isso mesmo, INVENTEI, dito dessa forma, perfeitamente, com todas as letras. Quase caí para trás e morri de rir.
Passam-se alguns dias a mais, a música "que a Alice inventô" surgia várias vezes por dia.
Finalmente, numa troca de fralda, ela termina a música com uma nova parte: "ACABÔ???", disse ela. E uma luz acendeu na minha cabeça... eu conhecia aquilo, me era familiar!
Assim que ela dormiu eu coloquei o seu filme favorito no DVD, Monstros S.A., e fui para a cena na qual ela mais ri. Bu vai ao banheiro fazer pipi e cantarola uma musiquinha. Era isso, ela vinha cantando a musiquinha da Bu fazendo pipi o tempo todo e teve a idéia de dizer que tinha inventado a talzinha!!!
E agora, como explico a um bebê de 23 meses que reclamar autoria de uma composição alheia É PLÁGIO!!!

2 comentários:

  1. Babes,
    Na cabecinha dela, ela pensou na musica, resolveu cantar, ergo inventou. They're multi-layered concepts, entao tem que ensinar um pouco de cada vez, comecando com o conceito de autoria, ne? Having said that, tem taaaaanto adulto que ainda nao aprendeu!

    ResponderExcluir