BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A babá parte 1 - a Bronca

Sempre tive minhas restrições quanto ao conceito da babá. Acho que para mães que não têm outra opção, é uma saída inevitável, mas eu, sinceramente, não gostaria de deixar minha filha o dia inteiro com uma outra pessoa. São várias as questões que tenho em relação à babá, mas só vou falar sobre uma desta vez.
Eis que outro dia, conversando com uma mãe no parquinho, ela me falou que demitira a babá e precisava de outra, urgente. Quando perguntei por que tinha demitido a que estava com o filho (uma babá que eu, pessoalmente, sempre gostei), a resposta foi clara: "porque ela deu uma bronca no meu filho."
Veja bem, se a criança passará o dia inteiro aos cuidados de uma pessoa, essa pessoa precisa ter a autoridade de dar bronca, senão, quem dará os limites a ela? Limite tem que existir o tempo todo, e não só depois das 7 da noite e nos finais de semana. Se a criança bate em outra criança, se morde, se faz pirraça quando sai com a babá e ela não pode dar bronca, como fica a educação dessa criança?
Quando perguntei a ela como ela esperava que uma babá educasse seu filho, ela respondeu que a babá deveria dialogar com a criança, nunca dar bronca, pois, acredita que bronca só mãe e pai podem dar... COMO ASSIM?
Sinceramente, posso estar errada, mas essa coisa de que não se dá bronca em criança, é coisa de mãe que não toma conta de filho o dia inteiro. Dialogar com uma criança que está fazendo pirraça e gritando não é uma coisa muito produtiva. Aliás, esse "diálogo", muitas vezes, só faz a pirraça piorar e o choro sair do controle. E, não me venham com a onda de que "meu filho nunca fez pirraça" porque TODA criança um dia faz pirraça. Pirraça é uma parte INTEGRAL da formação da personalidade da criança, portanto, "meu filho nunca fez pirraça" é uma frase que eu simplesmente não acredito!
Agora, alguém me diga, será que essa moda de que babá não pode dar bronca não é um dos motivos de termos por aí um número crescente de crianças absolutamente insuportáveis e de adolescentes sem nenhum tipo de limite?
Acho que se é para delegar filho para babá, tem que dar a ela a autoridade de agir com o seu filho como você agiria, nas horas de alegria e de pirraça... mas isso é só minha opinião. E, talvez por isso eu tenha optado por não ter uma babá!

5 comentários:

  1. Super concordo!
    Essa senhora não precisa de uma babá....precisa de uma Santa Madre Tereza isso sim....Onde já se viu...
    Acho que tem que poder dar bonca sim, deixar de castigo sim...affff....
    XOXO

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo também!
    Não tenho filhos, mas sou formada em pedagogia e trabalhei um ano com crianças até 6 anos. A história da postura dessa mãe que você relatou parece que é algo comum hoje em dia. O professor também fica de mãos atadas muitas vezes, pelos "pais-clientes" que têm uma visão distorcida do que é educar. A permissividade ilimitada está criando uma geração complicada, para dizer o mínimo...
    Abandonei a profissão porque, sinceramente, não acredito numa educação em que a criança não recebe limites.
    Quando tiver filhos, também não quero contratar uma babá. ;-)
    Meninas, parabéns pelo Blog com textos lindos, emocionantes, engraçados...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. A babá precisa educar e isso significa dar limites, seja falando ou dando uma bela bronca quando necessário, oras... Diferente de bater ou agredir verbal ou fisicamente, que sou contra, claro. Mas bronca?!!
    Realmente é por isso que temos tantas crianças e adolescentes absolutamente desnorteados em suas vidas...

    ResponderExcluir
  4. Gente...babá é tudo de bom...pelo menos a da Sophia era, ela ficou conosco de quando a Sophia tinha 2 meses até 1 ano e meio.
    Pra mim babá tem que servir como um apoio, a hora que a mãe não pode estar alí a babá acode...não acho certo largar a criança com a babá e deixar toda a responsabilidade de educar a criança com a babá, até pq se for assim melhor colocar na escolinha logo de uma vez...
    Babá é bom pra vc poder tomar um banho tranquila,fazer um cocô sem aqueles olhinhos curiosos em cima de vc kkk, pra poder sair de casa pra fazer alguma coisa e deixar seu filho em casa quando está super frio e não tem necessidade dele ir junto...
    Babá quebra um galhão viu...acho vai da mãe colocar limites...
    XOXO

    ResponderExcluir
  5. Tatty -
    é isso que eu penso de babá também... babá é complemento, não substituto...

    ResponderExcluir