BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Essa coisa do sono...

Esse é um assunto recorrente na minha vida e na vida de muitas outras mães: o sono!
Alice já chegou para mim com o chip do sono defeituoso. Ainda na maternidade, onde quase todo bebê dorme tranquilamente, Alice não dormia! Na primeira noite dela, com suas singelas 19h de vida, mandei ela para o berçário para tentar descansar... já eram quase 2 horas da manhã e eu precisava descansar um pouco do dia tão agitado. Avisei à enfermeira que quando ela tivesse fome, poderiam trazê-la para mim... e lá se foi minha pequena, de olhinhos arregalados para o bercário. Pouco antes das 5 horas da manhã eis que chega a enfermeira com ela aos berros e se saculejando toda. Explicou que tentou até adiar a vinda um pouco, mas que ela já estava chorando tinha mais de meia hora... Todas as noites na maternidade a cena se repetiu. E em nenhum momento do dia ou noite Alice dormiu por mais do que 1 hora seguida!
Em casa a coisa se repetia todos os dias e noites. Eu vivia pequenos turnos de 3 horas que eram formados por mamada-fralda-soninho... meu sono se limitava a pequenos cochilos de 40 minutos. Eu vivia constantemente com a sensação de ter acabado de desembarcar de um vôo noturno muito longo!
Todos me diziam que ia passar, que logo ela estaria dormindo bem melhor... esse logo não chegou. Aos 15 meses ela ainda acordava todas as noites de 3 em 3 horas e de dia as sonecas deixavam muito a desejar!
Eu já tinha lido todos os livros, todas as teorias, técnicas e maçetes publicados em todos os idiomas ocidentais. Eu já tinha inventado todas as técnicas que eu conseguia pensar. Nada funcionava!
Resolvi que tudo era por conta de eu ainda amamentar, afinal, Alice era viciada no peito. O desmame foi tranquilo e em menos de uma semana ela já nem lembrava para que servia o peito.
O sono melhorou... de fato melhorou, não posso negar... Alice passou a acordar uma ou duas vezes por noites e até chega a dormir uma noite inteira quando a lua se alinha com Marte. Mas dormir ainda é um desafio e eu sonho em descobrir a solução definitiva.
Acredito que no dia em que eu tomar coragem e passá-la do berço para a caminha, tudo se resolva. Ou, quiçá, no dia em que ela tiver totalmente desfraldada e não mais acordar com a fralda cheia de pipi. Senão, talvez, no dia que ela começar a estudar. Bem... de qualquer forma, depois que ela completar 15 anos, vou deixar que ela se vire na madrugada acordada, eu vou é dormir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário