BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Folclore do terror


A turminha da Ana está trabalhando o folclore neste mês. Em teoria, muito legal, mas na prática, um fiasco absoluto.
Me volta a Ana ontem contando uma história sinistra da “lula”-sem-cabeça (tadinha, ela tem bloqueio com isso, rssss), e me contando o que tem que fazer pra matá-la. Contou também que a Cuca fica espiando as crianças de noite, pra roubar e fazer sopa. Contou também algo sobre ter que esconder as unhas da mão ou do pé, mas não consegui identificar qual fofa criatura do nosso folclore iria comer suas unhas, caso ela não fizesse isso.
Ufa!
E aí eu me pergunto- e perguntarei para a coordenadora da escola hoje à tarde: o que as crianças ganham ouvindo estas histórias? Sinceramente... A Ana só ganhou um pesadelo, daqueles de acordar toda suada, essa noite. Mas aí fiquei pensando, nosso folclore é sinistrérrimo, né? Acho que a única figura mais simpática é o curupira, que protege as florestas (apesar de eu sempre ter achado estranho aquele pé pra trás). De resto é boto que engravida mulheres à noite, boi tatá ou whatever, que vai te pegar, a tal da cuca... Que cultura é essa, gente? Depois ninguém entende por que brasileiro aceita tudo. Nossa auto-estima é construída, lá em baixo, desde cedo.
AFFFFF! Tô revoltada.
Má.

2 comentários:

  1. Olá queridas. Acho isso um absurdo, até as músicas da nossa época (atirei um pau no gato, dorme nenê) já foram reformuladas. Será que as professoras não poderiam adaptar esse conteúdo para quando as crianças tivessem um pouco mais de maturidade para assimilar?
    Beijos.
    Bete

    ResponderExcluir
  2. Como a Bete aí em cima, tb ia falar das musiquinhas infantis. Acho assustadoras... E os desenhos da nossa infência? Nada mais violento e amoral do que o pica pau ou o Papa léguas.
    Já quanto ao folclore, acho lindo, faz parte da nossa cultura. As histórias eram contadas co o intuito de assustar mesmo, para dar limites para as crianças etc... Mas acho q são histórias a serem contadas para crianças bem mais velhas, que tenham amturidade suficiente para entender que são lendas, fantasias, ficções... Não gosto da idéia dos nossos pequenos com medo de bichos imaginários. Já bastam os medos (justificados) da vida real!

    ResponderExcluir