BlogBlogs.Com.Br

sábado, 29 de agosto de 2009

Dedinho

Quando a Ana nasceu, ela chupava o dedinho. Me encheram um pouco a paciência (“dá chupeta pra essa menina!”, “ela vai chupar dedo até a adolescência”), mas não me rendi, porque tenho horror da tal da chupeta. Aos oito meses a Ana largou o dedinho e eu me senti com aquele ar de “não disse?”.
Quando a Carol nasceu, ela chupava o dedinho. Me encheram um pouco a paciência (“dá chupeta pra essa menina!”, “ela vai chupar dedo até a adolescência”), mas não me rendi, porque tenho horror da tal da chupeta. E hoje tenho uma menina super esperta, de quase 2 anos que ainda... chupa o dedinho!
Gente, o que fazer? A ped é bem tranquilona, disse pra levar na boa até ela fazer dois anos, mas que depois tem que cortar, mesmo que role “uma guerra”- palavras dela. Também acho que tem que ser um lance radical, mas tipo como? Passando pimenta no dedo da minha filha? Cortando o dedo fora?
Meldeus, preferia não passar por isso!
Aceito dicas.
Ah, e por favor, não me contem histórias escabrosas de crianças de 8, 10, 12, 14 anos chupando o dedo, porque já ouvi demais e me fizeram começar a ter pesadelos...
Má.

4 comentários:

  1. Siu da tese que ela largará o dedo quando estiver pronta para largar... botar pimenta, coisas com gosto ruim, só fará a pobrezinha chupar um dedo com gosto horrível! E a pedi que me perdoe, mas essa onda de pediatra se arvorando a psi infantil me cansa um pouco!rs

    ResponderExcluir
  2. Eu não deixei a Sophia escolher qd queria largar não.....com 1 ano e meio ela chupava tanto o dedo que estava machucado, formou uma bolha que estava infeccionando, uma coiiiisa verde num dedinho lindo, foi a gota d'agua...
    Colocamos uns saquinhos feitos de tecido de toalha, que amarrava no punho...vou procurar uma foto e te mostro.
    Foi mais difícil nos 2 primeiros dias, o primeiro dia ela chorou até dormir sem chupar o dedo, usava o saquinho direto, de dia, de noite, tinha uns 6...depois começou a usar só de noite, depois eu colocava só depois que ela dormia pq peguei ela de madrugada chupando umas 2 vezes e depois não precisava mais. O processo todo durou 1 mês e meio. Hj ela nem lembra que que serve o dedo! rs...
    XOXO

    ResponderExcluir
  3. Eu adotei a chupeta e sou do time que acha q cada criança tem seu tempo e que a gente é que descobre qual a melhro amneira de negociar. É um aprendizado pra gente também!!!
    Tirei a chupeta da Carol (q nem contei no outro post) e depois voltei atrás. Quem sabe daqui a um tempo eu não consiga de novo?
    Relaxe e não dê ouvidos a nenhuma história escabrosa! tenho pavor dessas pessoas que contam elas. São muuuuuuito piores que um singelo dedo...

    ResponderExcluir
  4. Já sou de uma teoria completamente diferente: a de que nossos filhotes (pelo menos até 3 anos) são nossas miniaturas, e podemos criá-los do jeito que bem entendermos. Se isso vai demandar um esforço absurdo ou não, depende do que você precisa/quer mudar no seu filho (pq às vezes é muito fácil e outras vezes é um martírio completo).
    É mais ou menos como diria Içami Tiba: "constância e coerência, sempre!".
    Basta você querer. Você realmente QUER que a pequena Carol pare de chupar o dedo? Então seja firme. Use o "cantinho da disciplina" todas as vezes que ela colocar o dedinho na boca (mas TODAS mesmo) e converse, converse e converse. Aqui em casa conseguimos resultados fantásticos com essas táticas.
    PS.: Às vezes dá vontade de chorar de tanto que a gente parece impotente e estar "remando contra a ordem natural das coisas". Mas é nessas horas que você respira fundo, conversa baixinho com o Papai do céu para lher dar sabedoria (afinal, se ele lhe der forças, é capaz de você matar alguém rsrsrsrsr) e segue em frente (constância e coerência, lembra?).
    Força, Má. E, se precisar, é só gritar ;)

    Arnaldo(Belém-PA)

    ResponderExcluir