BlogBlogs.Com.Br

domingo, 5 de julho de 2009

A babá mais bem paga do mundo


Que me perdoem as mães que defendem que crianças devem ser mantidas longe da TV. Que me perdoem também os psicopedagogos e os pediatras e os pesquisadores que acreditam que a TV é a decadência do desenvolvimento infantil. Mas o fato é que como membro ativa da Associação Nacional das Mães Sem Empregada e Sem Babá, eu gostaria de fazer minha defesa a essa babá super bem paga e que quase não me custa nada.
Quando a Alice já tinha seus 4 meses e meio, minha mãe já tinha voltado para casa e eu estava no Rio sem ajuda nenhuma, descobri, meio por um acaso, que se eu colocasse o DVD do Xuxa Só Para Baixinhos 1, a Alice imediatamente se acalmava e sorria. Nessa época eu usava o método somente para um eventual pipi nos momentos em que ela estava MUITO irriquieta. Eu a colocava sentadinha na cadeirinha de balanço de bebê e ligava o DVD. Logo percebi que aquela pequena criatura já tinha suas preferências. Se eu colocasse o XSPB 1, ela se tranquilizava. Se eu colocasse o 2, abria o berreiro!
Ela foi crescendo e logo veio a fase da introdução de alimentos. Como eu era a mãe, a babá e a cozinheira, a hora do preparo da papinha se tornava um inferno. Ela, com fome, não tinha muita paciência para sentar quietinha esperando que a comida ficasse pronta. Quem me socorria? Santa Xuxa Madalena! Era tiro e queda! Aliás, Barney também foi um Santo ajudante!
Bem... aos 10 meses alice falou sua primeira palavra: "BAEI!" foi excitadamente uivado ao ver o Barney no shopping.
Dali em diante foi um pulo para MUITAS outras palavras.
Recentemente caiu nas minhas mãos o vídeo da Xuxa no País da Imaginação. Alice, já uma grande fã da nossa amiga, logicamente amou tudo que viu! Nesse vídeo a santa Xuxa faz pequenos sketches com comparações: Perto/Longe, Muito/Pouco, etc.
Pois bem... Alice, aos 18 meses já é capaz de diferenciar e demonstrar com as mãos, enquanto narra, o Grande o Pequeno, o Muito do Pouco, o Quadrado do Redondo, o Bom do Ruim, e foi além da Xuxa para novas comparações como o claro e o escuro, o alto e o baixo, e, a cada dia, ela inventa de aprender uma nova comparação.
Então, críticos da Xuxa, me perdoem. Acredito que a TV mal utilizada e em excesso, de fato, pode ser prejudicial ao desenvolvimento da criança. E não recomendo a nenhuma mãe o método Xuxa de aprendizado e relaxamento infantil. Mas, na minha casa, ela não só me ajudou a evitar uma infecção urinária e a alimentar melhor a minha filha, mas também ajudou minha filha a compreender conceitos abstratos bastante complexos.
Obrigada Santa Xuxa Madalena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário